
Tomou posse, na noite desta sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Bo Vista, a vereadora Ny Aranha Batista (REPUBLICANOS), conhecida popularmente como “Ny de Dr. Rosandro”. Ela foi empossada na vaga do vereador licenciado Marinézio Sampaio.
“Recebo essa oportunidade com Humildade e senso de dever, assumo este mandado com firme propósito de servir. Trabalharei incansavelmente pelo progresso, pela prosperidade e crescimento de Boa Vista”, pontuo a vereadora.
Ny Aranha Batista entra para a História como a primeira mulher a assumir uma cadeira no Legislativo Boavistense.
Discursos
Os vereadores presentes fizeram uso da palavra e deram boas-vindas à nova integrante da Legislatura 2021/2024. A sessão contou com a presença do prefeito Fernando Aires, do vice-prefeito Clériston Diniz, do deputado Estadual Sargento Neto, da vereadora de Campina Grande Carol Gomes, de servidores municipais e familiares.

A sessão marcou ainda o retorno do vereador Humberto Pereira que reassume a titularidade do mandato. “Ás vezes não encontramos cabeça e nem pernas com tantos compromissos. Quando assumo algo, assumo de corpo e alma, gosto de honrar meus compromissos”, finalizou.
Após os pronunciamentos a sessão foi encerrada e a pauta foi remarcada para a próxima sessão.
A conquista do voto feminino no Brasil
As mulheres conquistaram o direito de votar e de serem votadas, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, publicado pelo presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. O país foi pioneiro na América Latina. No início, o sufrágio feminino só podia ser exercido por mulheres casadas com o aval do marido ou as viúvas e solteiras com renda própria, e era facultativo. Apenas com o Código Eleitoral de 1965, é que os votos feminino e masculino tornaram-se igualitários e obrigatórios.

Essa vitória foi fruto de luta intensa, desde a Constituinte de 1891, passando pela organização de movimentos feministas, no início do século XX, e nascimento do primeiro partido político das mulheres, em 1910: Partido Republicano Feminino, que passou a atuar em defesa do direito ao voto e à emancipação das mulheres na sociedade. No entanto, somente com a Constituição de 1988, é que as mulheres passaram a ser vistas pela legislação brasileira como iguais aos homens, com os mesmos direitos e deveres, e passaram a conquistar, cada vez mais, espaço no cenário político e na Administração Pública.
As Sessões da Câmara Municipal de Boa Vista acontecem a cada quinze dias e o cidadão pode acompanhar os registros em áudio e vídeo, acessando nosso canal no youtube (https://www.youtube.com/@camaraboavistapb).
ASCOM/CMBV