
A Câmara Municipal de Boa Vista realizou uma audiência na noite desta terça (17), para a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026. O vereador Antonio Macedo, membro da Comissão de Finanças e Orçamentos que discorreu sobre o PL nº 016/2025 (LDO 2026).
Antonio Macedo destacou as metas e prioridades a serem estabelecidas, que devem refletir as necessidades da comunidade boavistense, e a necessidade de transparência na gestão fiscal conforme indicado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Serve também como orientação para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), usando como base o Plano Plurianual (PPA)”, pontuou.
Também compõe a Comissão de Finanças e Orçamento os vereadores Fred Almeida e Wellington Ricardo.
Ainda durante a audiência, foram abordados os instrumentos orçamentários como a LDO, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), ressaltando a importância do planejamento e cumprimento das diretrizes orçamentárias.
A previsão de receita apresentada para 2026 é de R$59.167,369,00 milhões. Os valores foram detalhados durante a apresentação.
A audiência enfatizou a importância do equilíbrio fiscal, onde o município deve garantir que suas receitas não superem suas despesas.
O presidente Izenaldo Vitorino ressaltou a importância de incluir as sugestões da população, como a construção de postos de saúde ou a melhoria de serviços essenciais, para que o orçamento reflita as prioridades da comunidade boavistense.
Estiveram presentes os vereadores Izenaldo Vitorino, Antonio Izidro, Antonio Macedo, Fred Almeida, Wellington Ricardo e Damião da Saúde. Além de representantes do Conselho Tutelar, Alunos do Curso de Assistente Administrativo do PRONATEC e populares.
ASCOM/CMBV