Janeiro Branco: Câmara de Boa Vista participa de atividade alusiva ao tema

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Fernando Aires participou na noite desta quarta (31), de uma atividade alusiva ao Janeiro Branco.

O evento aconteceu na Praça da Âncora e contou com a presença da primeira-dama Carol Gomes; da secretária de Saúde, Luísa Porto; do secretário de Assistência Social, Herbert Almeida e da Coordenadora Magnolia Silva, do Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental (NAISM).

Durante o evento a população participou de uma zumba temática.

Para Fernando Aires a iniciativa propaga a ideia de que cuidar da saúde mental é fundamental para uma vida equilibrada e plena. “Quando cuidamos da nossa mente, nos tornamos mais fortes, resilientes e capazes de enfrentar os desafios da vida com mais equilíbrio e esperança. Quem cuida da saúde mental, cuida da vida!”, pontuou.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde mental como “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas capacidades, supera o estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui de alguma forma para sua comunidade”.

Ano passado, quase 10 anos depois, o Janeiro Branco foi oficializado no Brasil por meio da Lei federal nº 14.556/2023, que determina a realização de ações pela promoção de hábitos e ambientes saudáveis, com enfoque especial à prevenção da dependência química e do suicídio. No território brasileiro, a Politica Nacional de Saúde Mental é definida pela Lei nº 10.2016/2001, que reúne as diretrizes para proteção e direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial, baseado na desinstitucionalização, o cuidado em liberdade e os direitos humanos. Dentro do SUS (Sistema Único de Saúde), a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) é a estrutura voltada ao tema.