Câmara de Boa Vista realiza homenagem ao Dia dos Pais

A Câmara Municipal de Boa Vista realizou na noite da último sábado (12), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Pais. O evento foi realizado pela primeira vez pelo Poder Legislativo Boavistense, atendendo o requerimento 036/2023, de autoria da Mesa Diretora, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa, cuja solicitação tinha sido feita à Mesa Diretora pelo vereador Fred Almeida. E que passará a integrar o calendário anual de Sessões da Casa.

A história do Dia dos Pais no Brasil começa a tomar forma em meados do século XX. A inspiração para estabelecer uma data dedicada aos pais veio do então publicitário Sylvio Bhering, que trabalhava na extinta agência de propaganda “O Globo”. Bhering ficou sensibilizado com as homenagens do Dia das Mães e percebeu que os pais também mereciam um reconhecimento especial. Com isso em mente, ele propôs a criação do Dia dos Pais no Brasil, escolhendo o dia 16 de agosto, data do aniversário de São Joaquim, patriarca da família de Jesus Cristo segundo a tradição católica. A ideia era honrar os pais de maneira similar ao Dia das Mães e criar um momento de união familiar.

Nos anos seguintes, em analogia ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, o Dia dos Pais passou a ser festejado no segundo domingo de agosto.

A sessão foi presidida pelo vereador Fernando Aires e contou com as presenças dos vereadores: Sebastião Porto, Fred Almeida, Damião Almeida e Antônio Macedo. Ainda compuseram a Mesa o secretário de planejamento, Tota Batista; o senhor Israel monteiro; o senhor Severino Costa (pai da Funcionária Adriana); o professor Paulo de Almeida; o senhor José Martins e diversos pais.

Na ocasião, sob a regência do maestro Airton Cunha, houve a apresentação da Filarmônica Municipal Bom Jesus dos Martírios que presenteou os Pais presentes com magníficas canções intercaladas com poemas alusivos a data.

Após as falas, houve apresentações musicais de Eloísa Vitorino, Márcio Gledson e apresentação dos alunos da turma do 5º ano da Escola Municipal Francisca Leite Vitorino, da professora Evaneide Garcia.

Na oportunidade as filhas do vereador presidente Fernando Aires, lhe fizeram uma surpresa com uma linda homenagem.

Para o presidente da Câmara, vereador Fernando Aires, uma homenagem como esta é um reconhecimento aos pais Boavistenses. “Homenagear e reconhecer em vida esses pais é muito importante, pois são homens de exemplo, por sua história de vida, por batalharem diariamente e enfrentarem diversas dificuldades para criar os filhos e poder construir um futuro melhor”, finalizou.