Boa Vista

Turismo

BOA VISTA – TERRA DO QUEIJO E DA BENTONITA

Distante há cerca 50km da cidade de Campina Grande e há 170km de João Pessoa – capital do estado, Boa Vista que é conhecida como a terra do queijo e da bentonita, dispõe de uma série de atrativos que vêm chamando a atenção, de forma progressiva, de grandes empresas de turismo, tendo como fator determinante as belíssimas riquezas naturais, além de contar com diversos eventos, alguns mais do que tradicionais, e que ao longo do ano, fazem a animação da cidade. Boa Vista está localizada no cariri paraibano, limitando-se ao norte com os municípios de Soledade e Pocinhos, ao oeste com Gurjão e São João do Cariri, Ao Sul com Cabaceiras e Boqueirão e ao Leste, com o Município de Campina Grande, fazendo parte da microrregião deste último, tendo uma população de, segundo dados do IBGE, 5.181 habitantes (2.364 na zona urbana e 2.818 na zona rural).

Segundo pesquisa do IPEA/PNUD – 2002, Boa Vista ocupa a privilegiada 6.ª posição em Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – o IDH-M – no Estado da Paraíba. Tal posição reflete as boas ações que são desenvolvidas no Município, especialmente às relacionadas com à saúde, onde se tem uma grande assistência em todos os aspectos, desde simples consultas, até a realização de exames, incluindo-se aí, a doação de todo medicamento que se faz necessário ao tratamento, que é acompanhado por uma equipe competente. O Município também não deixa a desejar em aspectos de infra-estrutura, tendo 80% de suas ruas pavimentadas, sendo 60% em paralelepípedos e 20% em asfalto, contando também com saneamento básico que atinge grande parcela das residências urbanas.

Boa Vista é uma cidade especial por ser detentora de uma enorme área para exploração da bentonita, um valioso mineral que é utilizado principalmente na perfuração de poços, mas que também serve de matéria-prima para confecção de uma série de produtos. Quatro empresas exploram e beneficiam o mineral bentonítico em Boa Vista, são elas: BENTONISA BENTONITA DO NORDESTE S/A, BENTONIT UNIÃO LTDA, DRESCON S/A e a NERCON, todas elas possuindo uma grande clientela, inclusive de grande porte, a exemplo da PETROBRÁS. As empresas que atuam na área de exploração da bentonita são grandes propulsoras do desenvolvimento local, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda em nosso Município.

Vários eventos animam a cidade no decorrer do ano. No dia 29 de abril é comemorado o aniversário de emancipação política da cidade, onde ocorre a Falarmônica – grande encontro de bandas filarmônicas de várias cidades do estado da Paraíba. Em junho, a Prefeitura Municipal promove o Concurso de Quadrilhas Juninas, onde destacamos a Quadrilha Mistura Quente, do Município, que soma 7 anos de sucesso. Em agosto, a animação fica por conta da Expofeira de Caprinos e Ovinos, com corrida de jegue e concurso de cabra leiteira. No final de Outubro ocorre a Feira de Artesanato, promovida pela Cooperativa As Cabritas de Boa Vista e pelo Grupo de Voluntárias. No final de Novembro temos a Festa do Padroeiro “BOM JESUS DOS MARTÍRIOS”, com mais de 140 anos de tradição, com Procissão dos Motoristas, missa do vaqueiro, disputa para escolha da Rainha da Festa e muita animação no pavilhão além dos shows musicais que abrilhantam ainda mais a festa. A grande maioria dos eventos conta com as participações especiais da Filarmônica Municipal, do Balé Municipal e do Coral Luzes, comandados pelo Maestro Gedeão Faustino, pela bailarina Fernanda Barreto, e pela regente Silvana Teles, respectivamente.

Em se tratando de Boa Vista, torna-se impossível não destaca-la como uma terra abençoada por riquezas naturais, uma vez que possui belas e exóticas paisagens, com ênfase para as localizadas no Sítio Bravo, onde podemos observar a existência de lagoas, cavernas e grutas – todas naturais -, a presença de escrituras rupestres como vestígios de habitação de homens primatas no local, além de um clima bastante agradável em meio a uma vegetação bem particular, típica do semi-árido, que tanto encanta os turistas, principalmente os advindos de outros países.

Por tudo isso, Boa Vista torna-se um importante atrativo, de grande valor turístico para o Cariri Paraibano. Quando passar pelo Cariri, não deixe de nos visitar, venha provar da nossa buchada de bode, do nosso excelente queijo de coalho, e conhecer nossas indústrias, nosso artesanato e nossas belezas naturais.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support