Notícias

Merenda escolar de Boa Vista é destaque em evento do FNDE

A qualidade da merenda escolar aplicada no município de Boa Vista, cariri paraibano, foi destaque em evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O trabalho desenvolvido no município servirá como referência para aplicação em outros municípios brasileiros.

Durante reunião da “Formação pela Escola” (Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE), realizado na Paraíba, o trabalho desenvolvido em Boa Vista com a merenda escolar foi destacado como exemplo de sucesso e de boa gestão. O evento visa fortalecer as parcerias no monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações financiados pelo FNDE.

De acordo com a coordenadora da merenda escolar em Boa Vista, Cássia Girlene, em todos os eventos promovidos pelo FNDE eram relatadas as ações desenvolvidas no município. No último encontro, o trabalho foi selecionado e pode ser visto pelos representantes da Paraíba e do Governo Federal.

“Pudemos mostrar o que fazemos em Boa Vista, e com muito orgulho o nosso trabalho foi reconhecido e homenageado, ficou evidente que o programa de merenda e a atuação de uma nutricionista funcionam de verdade aqui. Infelizmente isso não é comum a outros municípios” alegra-se Cássia Girlene ao comentar sobre o reconhecimento.

A idealização e aplicação de um checklist com as merendeiras e um cardápio diversificado e de qualidade também foram destaques. “Fazemos o acompanhamento de todo trabalho com a merenda escolar, temos também a inserção do leite e do queijo de cabra no cardápio escolar, além de uma diversidade de alimentos balanceados” revela a nutricionista Elaine Cristina Escorel.

“Alunos com uma alimentação saudável possuem muito mais capacidade de captar e desenvolver o que é aplicado em salas de aula. Por isso dispomos muito mais do que alimentos corretos, e sim de refeições completas que sanam as necessidades nutricionais” explica a nutricionista de Boa Vista.

A merenda escolar é fundamental, uma vez que pode influenciar bastante no desempenho do aluno e, conseqüentemente, diminui a repetência. Os municípios recebem subsídio do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através de transferência de recursos de acordo com o censo escolar.

O subsídio recebido pelo Governo Federal garante o básico da merenda escolar, sendo ainda assim complementado pela administração municipal. Contudo nem todos os municípios brasileiros cumprem adequadamente o seu papel na aplicação dos recursos e transferências entre as demais esferas de governo.

“Falar que o município não faz mais do que sua obrigação é muito fácil. Dizer que isso é possível apenas porque tem repasse federal também. Em Boa Vista fazemos muito mais do que isso. Com uma administração responsável e preocupada com a correta aplicação do dinheiro é possível irmos além” explica o secretário municipal de educação.

“É uma honra sabermos que o trabalho desenvolvido aqui servirá de modelo para outros municípios brasileiros, e muito mais orgulhosos ficamos ao saber que os alunos de Boa Vista estão sendo bem atendidos em todos os aspectos. Aqui, além da obrigação, fazemos muito mais, com qualidade e atendendo a todos e tenho certeza que iremos muito além disso” aponta o secretário Herbert Vagner Virgínio.

Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support